domingo, 16 de novembro de 2014

Qual a diferença entre monóxido de carbono e dióxido de carbono?

Dióxido de Carbono (CO2) e Monóxido de Carbono (CO) (gases constituídos por Oxigénio) são substâncias muito presentes no nosso meio ambiente e, ao contrário do que muitos pensam, não provocam os mesmos efeitos.


O Monóxido de Carbono é um gás altamente tóxico derivado da queima incompleta de combustíveis fósseis (carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene e óleo diesel). As queimadas, que ocorrem em florestas por todo o mundo, também lançam para a atmosfera milhões de toneladas de monóxido de carbono - um gás inflamável, incolor e inodoro que, ingerido em pequenas quantidades, pode causar dores de cabeça, lentidão de raciocínio, problemas de visão e perda da habilidade manual.
O dióxido de carbono, também conhecido como gás carbónico, é um gás importante para o reino vegetal, pois é essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas. Este gás é libertado no processo de respiração (na expiração) dos seres humanos e também na queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal). 
A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois provoca o aumento do efeito estufa e, por consequência, o cada vez maior aquecimento global.
O Dióxido de Carbono é usado comercialmente em algumas bebidas e em extintores de incêndio mas, assim como o Monóxido de Carbono, se inalado em grandes quantidades pode causar morte por asfixia.

 http://raciocinio-curioso.blogspot.com.br/2012/09/qual-diferenca-entre-monoxido-de.html

11 comentários:

  1. parabens! achei uma otima explicaçao, obrigado

    ResponderExcluir
  2. Até q enfim uma explicação mais sucinta, obg!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa explicação 👏🏾👏🏾👏🏾👍🏾

    ResponderExcluir
  4. Nao concordo que o dióxido de carbono seja prejudicial à camada atmosférica. Até hoje, outubro de 2019, não nenhuma comprovação científica nesse sentido.Ao emitir uma opinião dessa monta é preciso calma , pesquisar primeiro se tem suporte científico

    ResponderExcluir
  5. top demais essa informação.
    Thank you very much!

    ResponderExcluir
  6. O excesso de monóxido de carbono na atmosfera, que é provocado pela queima incompleta de combustíveis fósseis, provoca a liberação em excesso do dióxido de carbono, ocorrendo assim o prejuízo ao meio ambiente e às pessoas, estou correto!?

    ResponderExcluir
  7. Explicação meia boca. O dióxido de carbono CO2 é que dá os sintomas causados acima e lentamente muito menos tóxico. Já o monóxido de carbono CO é assintomático, não há tais sintomas e a pessoa morre pode morrer até dormindo por asfixia, é altamente tóxico.

    ResponderExcluir

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...