Geografia

O conhecimento da dimensão e da forma real dos continentes sempre foi de interesse do homem. Contudo a exploração geográfica iniciou-se nos primórdios de sua existência com o aumento populaiconal. Com esse crescimento exacerbado os espaços geográficos tornaram-se limitados e o homem passou a migrar - tornou-se nômade. Necessitava de terras férteis para produção de mais alimento. Com o decorrer do tempo com a interação de diferentes grupos sociais, a cerca de 10.000 anos atrás, houve um progresso das técnicas agrícolas, que fixou o homem em regiões até então inabitadas. O homem tornou-se sedentário.

A medida em que o homem intervem no espaço natural esse se transforma em Espaço Geográfico. A corrida mercantilista e a formação dos impérios coloniais possibilitou o avanço e om domínio de lugares desconhecidos.

A sistematização da geografia como ciência particular e autônoma foi um desdobramento das transformações geradas na vida social, pela emergência do modo de produção capitalista - advento da Revolução Industrial. A ciência geográfica foi na verdade um instrumento da etapa final deste processo de consolidação do capitalismo, em determinados países da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...