A Globalização e suas características
A Globalização é um fenômeno recente de aceleração da economia capitalista, que a partir da década de 1990, após a desintegração do bloco socialista, promoveu avanços nos meios tecnológicos, transporte, comunicação e outras áreas.
A Globalização é a integração cada vez maior, mais intensa entre pessoas, empresas e países atraves de novas tecnologias nasáreas de transporte e telecomunicação, facilitando a circulação de pessoas, informações, mercadorias e dinheiro.
Muitos consideram o que ponta pé rumo à globalização ocorreu no período das Grandes Navegações, quando grandes territórios da África, América e Ásia tiveram intercâmbio econômico com os principais países europeus da época.
Com o surgimento da Revolução Industrial (século XVIII), a implantação das redes ferroviárias e navios maiores e modernos, permitiu um alcance ainda maior.
Com o imperialismo a partir do século XIX ocorreu uma expansão das potências industriais que a cada dia buscava o controle político e economico nos demais países mundo afora.
Século XIX = Intensa concentração do capital industrial e financeiro, o que criou empresas de grande controle sobre a economia do mundo.
Capitalismo industrial e financeiro: necessidade de nova circulação de mercadorias e matérias-primas, mão de obra especializada e aumento do mercado consumidor. Essas situações fizeram crescer empresas de atuação global, as multinacionais e transnacionais.
Globalização Econômica: intensa abertura comercial e econômica entre os países. Diante disso, uma das situações desse movimento é a adoção do chamado Estado Mínimo. Isso significa menor participação do Estado (País) na economia por meio dos pensamentos neoliberais.
Portanto, o panorama global tem como característica o citado acima além da Revolução Técnico Científicaque acelerou bastante o contexto “geo global”.
Existe nos dias hoje os seguintes termos no contexto do mundo capitalista para entender a dinâmica dos fluxos e suas relações entre pessoas, países e empresas: globalização, mundialização e internacionalização.
De acordo com o site Nova Escola (https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6002/diferenciar-internacionalizacao-mundializacao-e-globalizacao)
Globalização:
O termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais frequente a partir da década de 1960 e desde então não possui uma definição única aceita. De forma geral globalização pode ser definida como uma maior integração e intensificação entre os países e as pessoas em um processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais. Dentre suas características figuram a ligação à localidades distantes, impulsionamento do comércio mundial com movimentação de capital, avanços dos meios de comunicação e de transporte (HIRST THOMPSON, 1998; GIDDENS, 1991).
Mundialização:
O termo é constantemente utilizado como sinônimo de globalização. Mas autores como o historiador e cientista político René Dreifuss (1996), e o sociólogo Renato Ortiz (1994) se referem a ele como um processo que envolve a cultura, associado principalmente aos modos de viver e pensar. Sendo assim, para esta aula o termo mundialização estará relacionado às mudanças, incorporações e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares.
Internacionalização:
Corresponde ao aumento das trocas econômicas envolvendo aspectos políticos e culturais que resultam na ampliação das fronteiras nacionais, ou seja, no aumento da extensão geográfica (HAESBAERT; LIMONAD, 2007). No Brasil a aplicação do conceito perpassa por várias áreas e acaba por resultar uma série de relações internacionais, principalmente na atuação de empresas no exterior e nas últimas décadas envolvendo também setores da educação, tanto do ensino superior, como de escolas particulares de ensino fundamental e médio.
DREIFUSS, René Armand. A época das perplexidades: Mundialização, Globalização e Planetarização: novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1996.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.
GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. 2.ed. São Paulo: UNESP, 1991.
HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas e outras coisas, Rio de Janeiro - RJ, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2007. Disponível em: <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.
HIRST, Paul; THOMPSON, Grahame. Globalização em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1998
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida>. Acesso em: 01 dez. 2018.
Comentários
Postar um comentário