Formação do território brasileiro
A formação do território brasileiro
Sétimo Ano
Os atuais limites do território brasileiro resultaram de uma história que começou no início dos anos 1500, com a chegada dos portugueses, que passaram a ocupar os territórios dos indígenas.
O território que veio a se chamar Brasil pelos portugueses começou a se integrar com o comércio mundial daquela época. Desde então, iniciou o processo inicial dos espaços geográficos da colônia. Assim, exploraram ao máximo os recursos naturais aqui existentes e lucraram ao máximo com esse comércio, através principalmente dos acordos mercantilistas da época com as outras nações da Europa e Ásia.
Linha do Tempo
Século XVI: os portugueses se fixaram no litoral nordestino e exploraram o pau-brasil, árovre tipica da Mata Atlântica.Introduziram também a cultura da cana-de-açucar para a produção de açúcar, produto muito valioso e importante na época. Também introduziram a cultura do tabaco e a criação de gado. Com essas atividades, as terras indígenas foram apropriadas aos poucos ao longo da linha do tempo. Surgiu assim, os primeiros espaços geográficos não indígenas no Brasil.
Ocorreu também, um processo chamado de entradas, com o objetivo de descobrir pedras preciosas e ao mesmo tempo escravizar os índios.
Séculos XVII e XVIII: Havia um tratado firmado em 1494 entre Espanha e Portugal, chamado Tratado de Tordesilhas. Entretanto, os portugueses instalados no Brasil e toda sua descendência acabaram por ultrapassar os limites estabelecidos nesse tratado, ocupando territórios até então sob domínio espanhol.
Nessa ocupação ao longo desses séculos pelo interior do continente, frentes de colonizadores foram chegando cada vez mais nos territórios ocidentais, adentrando por rios, desmatando áreas para a criação de trilhas e algumas “estradas”. Esse contexto de seu pela busca das chamadas drogas do sertão*.
A criação de gado nessas regiões também foi introduzida como forma de garantir mais produtos para a manutenção bem como para a comercialização.
Bandeirismo: expedições armadas de colonos e de índios já integrados aos costumes dos demais homens com o objetivo de aprisionar outros grupos indígenas e posteriormente vendê-los como escravos. Essas bandeiras saiam da Vila de São Paulo em direção ao interior do continente, também chamadas de sertanismo apresador.
Tiveram também o bandeirismo minerador com o objetivo de encontrar pedras preciosas. Essas expedições se deram principalmente nas regiões hoje conhecidas como Minas Gerais e Goiás.
Século XIX: Grande parte do território como hoje conhecemos já estava ocupado. A partir do século XIX ocorreram outras atividades econômicas que deram dinamismo à economia. A cultura do cacau no sul da Bahia, a cultura do café no Rio de Janeiro e em São Paulo e a exploração do látex na Amazônia para a fabricação da borracha.
* Nome dado aos produtos extraídos da Amazônia: canela, cacau, castanhas, cipós com raízes que têm propriedades medicinais.
Para mais informações, acesso o link file:///C:/Users/Pelliccione/Documents/PET´s_geografia/7º%20Ano%20Ensino%20Fundamental%20Regular%20Atualizado.pdf na página 67 da apostila Plano de Estudo Tutorado, sétimo ano.
Leia o conteúdo e responda o exercício logo abaixo
Comentários
Postar um comentário