segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Tempo e clima. Qual a diferença?

Atualmente estamos habituados a ouvir no rádio, na televisão, na internet e outros veículos várias discussões acerca do tempo, clima, mudanças climáticas, previsão do tempo e etc.



Muita gente até hoje confunde os termos 'tempo e clima' tratando-os de mesma forma, como se fossem palavras semelhantes e com o mesmo sentido.


Mas se analisarmos pela ciência da climatologia, da geografia e outras disciplinas afins, perceberemos que os termos 'tempo e clima' são muito diferentes embora estejam ligados pelas funções que a dinâmica da atmosfera interage com o meio ambiente.

Entende-se por tempo, o estado momentâneo da atmosfera em uma determinada região. Por exemplo, vamos verificar o tempo em Belo Horizonte. Na previsão para hoje, o céu estará totalmente nublado, com previsão de chuva no fim da tarde. A temperatura mínima foi de 14º C e neste momento faz 19ºC, com máxima de 22º C. Isto é o que chamamos de tempo, o estado momentâneo. Amanhã o tempo poderá ser outro com mais calor e menos nebulosidade.

O clima tem a ver com as características da atmosfera observados durante um longo período, ou seja, é a síntese do tempo num determinado lugar durante um período de 30 a 35 anos.



O tempo pode mudar todos os dias, o clima não!



Fonte


AYOADE, J.O. Introdução a Climatologia para os trópicos: Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002, 8ª ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...