domingo, 11 de março de 2012

Subdesenvolvimento – Resumo geral

Termo que surgiu após a 2ª Guerra Mundial.

A ONU por meio de documentos estatísticos pode perceber que as grandes maiorias dos países tinham graves problemas nas seguintes áreas:

  • Mortalidade
  • Salário
  • Alimentação
  • Saneamento básico
  • Educação
  • Saúde e etc.

O subdesenvolvimento é mais antigo que o próprio conceito.

Desde a época da colonização pode-se perceber que os graves problemas sociais foram elementos importantes que levaram vários países ao subdesenvolvimento.

A idéia do Sul: termo usado mais recente para a fim de evitar polêmicas, pois soa mais suave, “politicamente mais correto”.

No hemisfério sul há países desenvolvidos como a Austrália e Nova Zelândia, assim como no hemisfério norte há países subdesenvolvidos pertencentes ao bloco sul, como a Turquia, Albânia, Geórgia, Armênia, México, Romênia, Coréia do Norte dentre outros.

Dentro deste contexto é importante salientar que a situação da grande maioria dos países é resultado dos processos de colonização de exploração e povoamento.

Portanto:

Países do bloco sul = países subdesenvolvidos

Países do bloco norte = países desenvolvidos


Colônias de exploração: serviram como fonte de enriquecimento de suas metrópoles, na exploração dos recursos naturais, como ouro, cobre, níquel, diamante, pau-brasil e etc. Existindo apenas para suprir as necessidades da metrópole. Países que foram colônias de exploração: México, Colômbia, Honduras, Brasil dentre outros da América Latina. É importante dizer que países do continente africano e asiático também se enquadram nessa característica.

Colônias de povoamento: queriam reconstruir o modo de vida que tinham na Europa, longe dos seus conflitos religiosos e de outra natureza qualquer. Adotou uma nova pátria, uma nova identidade, um novo país. Exemplos: Austrália, Nova Zelândia, EUA, Canadá.




Veja no mapa abaixo a divisão dos blocos Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido:





Observação importante: Nem todos os países do hemisfério sul pertencem ao bloco sul (subdesenvolvido) e nem todos os países do hemisfério norte pertecem ao bloco do norte (desenvolvido).

2 comentários:

  1. Eu estou estudando sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos ,eu gostaria de um resumo melhor que esse,porque esse não tem muitas das coisas que eu estudei..

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado me ajudou muito !!!!!!!!!!!!!!!!!!*-*

    ResponderExcluir

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...