domingo, 17 de novembro de 2013

Sabe quem inventou o horário de verão?



O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil em 1931. Ele vigorou do dia 03 de Outubro de 1931 até 31 de Março de 1932. Nas três décadas seguintes, o horário foi adotado nove vezes: em 1932, de 1949 a 1952, em 1963 e de 1965 a 1967.

O horário de verão ficou muito tempo esquecido até que ressurgiu em 1985 por decreto do presidente José Sarney. De lá pra cá foi adotado todos os anos. 

O primeiro a pensar neste horário foi Benjamin Franklin em 1784 nos Estados Unidos, ao observar que muitas velas eram gastas quando trabalhava de noite. Naquela época não existia luz elétrica. 

A intenção de Franklin era aproveitar a luz naatural durante os dias mais longos do ano, mas a ideia ficou no papel.

A ideia de ajustar os relógios veio um pouco mais tarde em 1905, na Inglaterra, com o construtor William Willet. Ele argumentava que haveria mais tempo para o lazer, menor criminalidade e redução no consumo de luz artificial. 

Willet morreu uma ano antes de ver a ideia colocada em prática pela Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. O ano era 1914. A economia foi de carvão, a principal fonte de energia da época.

Na sequencia outros países adotaram a medida, inclusive os Estados Unidos. No pós-guerra, no entanto, os fazendeiros americanos conseguiram derrubar o horário, que foi seguido em outros lugares.

A Guerra Mundial voltou em 1939 e com ela o horário de verão. Durante parte do ano, nos meses de verão o sol nasce antes que a maioria das pessoas tenha se levantado. Se os relógios forem adiantados a luz do dia será melhor aproveitada pois a maioria da população passa a acordar, trabalhar e estudar; com a luz do sol. 

O resultado é uma significativa da redução na geração da energia elétrica que se destina á iluminação artificial. O horário de verão é adotado atualmente me toda a Europa, na maior parte da América do Norte e Austrália.

A medida é mais eficaz nas regiões mais distantes da linha do Equador, já que no verão os dias são mais longos e as noites mais curtas. 

Nas regiões próximas ao Equador, são poucos benefícios, pois os dias e as noites tem duração igual ao longo do ano.

No Brasil, o horário de verão é implantado por decreto do Presidente da República, com informações encaminhadas pelo Ministério de Minas e Energia que toma por base os estudos técnicos pelo operador nacional do sistema elétrico. 

*Com informações da EBC -  Empresa Brasil de Comunicação. 

Fonte: http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2013/11/quem-inventou-o-horario-de-verao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...