quinta-feira, 4 de abril de 2013

Na natureza existem valores éticos?

 
O mundo onde o homem está inserido com os demais seres formam uma complexa rede de interligações formando o meio ambiente. Toda a rede é composta por elementos bióticos e abióticos resultando em uma diversidade de realidades.



Dentre os animais o homem é considerado o único com a capacidade de raciocinar, de pensar (consciente) dentro de uma lógica comportamental humana.

O homem com o passar do tempo foi evoluíndo a medida que foi construindo uma realidade e/ou modo de vida através dos processos culturais, inerentes a sua existência. Todo esse processo cultural esta inserido em um sistema simbólico que significa o próprio valor comportamental que por sua vez é um valor ético. O homem se remete ao lugar onde habita pelas tradições e costumes e esse vínculo é o próprio meio ambiente.

O homem entrou em crise porque a própria moral está defasada uma vez que a lógica atuante é perversa. Para se manter a ordem social os detentores do poder usam (manipulam) os demais (classes inferiores) que por sua vez usam a natureza como objeto (instrumento) paa se chegar aos seus desejos. Pela própria posição que chegou a humanidade, uma ética com ações predatórias, onde a injustiça social leva, como afirma Leonardo Boff, "à injustiça ecológica", ou seja, uma negação do seu próprio ser.


Evolução técnica e da ciência fizeram com que o homem entrasse numa crise de identidade.

É importante pensar em mudanças de hábito, que significa quebra de paradigma, ou seja, um discurso que tenha caráter de reconquistar e de reconstruir sua própria essência. Deste modo, a humanidade precisa se reeducar a fim de criar nos  valores éticos que trazem uma consciência de que todos são pertencentes ao meio ambiente. A moral deve oferecer uma nova dimensão dos valores éticos a fim de relacionar-se com o meio ambiente - consigo mesmo - mantendo o princípio do respeito, e o uso consciente dos recursos disponíveis na natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...