domingo, 31 de março de 2013

Limnologia



Limnologia é o estudo dos corpos d´água continentais, sejam quais forem as suas origens, dimensões ou grau de salinidade.

Estudo científico dos aspectos físicos, geográficos, químicos e biológicos dos sistemas terrestres de água doce.

Lagos: são depressões onde se acumulam volumes de água provenientes de rios e das chuvas.

Lagoa: é uma espécie de lago com menores proporções e profundidades.

No Rio Grande do Sul tem destaques as Lagoas Guaíba (chamado de rio Guaíba), dos Patos e Mirim, as duas últimas são lagoas costeiras, associadas a uma extensa planície com sedimentação fluvial e marinha.

Organismo de água doce: plantas, animais e outras formas de vida adaptadas a viverem e se reproduzirem nas correntes dos riachos e dos rios (habitats lóticos) e nas águas imóveis dos lagos e dos estanques (habitats lênticos).

Plâncton: formas microscópicas ou minúsculas de vida animal e vegetal, que vivem suspensos nas camadas superficiais do mar ou da água doce. Sabe-se:

Atualmente não é tão sujeito aos movimentos da água;
Rico em algas unicelulares, bactérias e protozoários;
Inclui crustáceas, moluscos, celenterrados e outros tipos de animais;
                   Divide-se em fitoplâncton (plâncton vegetal) e zooplâncton (plâncton animal) e bacterioplâncton.

Fitoplâncton: é formado por um grupo de algas (diatomáceas, dinoflagelados e cocolitofórideos). Há também algas verdes (silocoflagelados e criptomânadas).

O fitoplâncton de água doce, em geral é rico em algas verdes e também em algas verdes-azuis, diatomáceas, flagelados verdadeiros.

É a base dos ecossistemas aquáticos;
Microalgas realizam a fotossíntese;

São em sua grande maioria autotróficas unicelulares solitárias ou coloniais.

Zooplâncton: importante grupo na cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos. É o elo de ligação entre os produtores (fitoplâncton) e nos consumidores da cadeia alimentar.

O zooplâncton se divide em dois grupos: o temporário e o permanente. O primeiro é formado por larvas e ovos de membros do bento e do nécton. O segundo compreende os animais que passam todo o seu ciclo de vida em estado de flutuação.

Tipos de lagos

Lagos tectônicos: formados a partir de depressões provocadas por falhas, a exemplo do lago Vitória na África.

Lagos vulcânicos: crateras de vulcões extintos a exemplo dos lagos do Japão e Nova Zelândia.

Lagos glaciais: a partir do derretimento da neve das geleiras, a exemplo dos Grandes Lagos nos Estados Unidos e Canadá.



Das atividades dos rios: referem-se a meandros abandonados de rios, a exemplo de muitos lagos marginais no Pantanal mato-grossense.



Classificação bioquímica dos lagos

Eutróficos: alta concentração de nutrientes e alta densidade de algas;

Oligotróficos: baixa concentração de nutrientes e baixa densidade de algas;

Distróficos: pobres em nutrientes disponíveis, com baica densidade de algas e elevada concentração de substâncias húmicas (compostos que dão cor amarelada a água).

Compartimentos do ecossistema lacustre

Região litorânea: transição entre ecossistema lacustre e terrestre com a presença de vários nichos ecológicos, grande biodiversidade em animais e plantas hidrófilas (a exemplo do Aguapé, Eichohornia, crassipes), além de elevado número de cadeias alimentares.

Região pelágica ou limnética: zona mais interior com grande concentração de fitoplâncton, zooplâncton e peixes.

Região profunda: trata-se do fundo do lago, área que não permite o crescimento de vegetais aquáticos de grande porte, é uma região com grande quantidade de bentos (comunidade de bactérias e invertebrados).

Região de interface: localiza-se entre a superfície da água e o ar onde são encontrados um grande número de pequenos animais.



O problema da eutrofização artificial

O lançamento de esgotos domésticos e industriais provoca o rapido aumento da matéria orgânica e da quantidade de detritos onde o processo leva a decomposição pelos micro-organismos pelo alto consumo de oxigênio. A eutrofização produz gases venenosos, elimina a ectiofauna (peixes) e torna o lago ou lagoa inviável para o lazer e o uso da água para o consumo humano. Um exemplo: A Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...