quinta-feira, 21 de março de 2013

Glaciações


As glaciações são fenômenos climáticos que ocorreram ao longo da existência do nosso planeta. Foi um período de intenso frio, onde a temperatura média da Terra baixou consideravelmente. Automaticamente houve um aumento das geleiras nos pólos e um grande acúmulo de gelo nas regiões montanhosas, o que normalmente já é comum, ou seja, as neves são eternas.

No período das glaciações, o gelo cobria cerca de 32 a 33% da terra e nos oceanos chegava a 30%. Devido a ação das glaciações, o relevo continental e o nível do mar modificaram bastante. A temperatura média global diminuiu em consequência do aumento das geleiras, isso quer dizer que as baixas temperaturas provocaram o congelamento da água nos pólos aumentando a quantidade de gelo nas calotas polares. Nesse período o gelo ultrapassou as regiões polares. Ocorreu a expansão para as regiões montanhosas nas proximidades dos picos. Com o acúmulo de gelo no passar do tempo, o  próprio peso junto com a força da gravidade fizeram com que se deslocassem lentamente provocando grandes alterações na superfície. Esse fenômeno gerou profundos vales em forma de U. Esse tipo de formação podemos verificar nas imagens abaixo no Parque Nacional de Yosemite no estado da Califórnia, EUA:




Quando o clima foi esquentando e o gelo começou a derreter, esses glaciares foram deslizando lentamente, formando as cabeceiras de um rio ou dando origem aos lagos glaciais (exemplo desse fenômeno são os Grandes Lagos entre os EUA e Canadá).



As glaciações também provocaram o rebaixamento do nível dos oceanos e mares devido ao grande acúmulo de retenção nos pólos. Isso fez os oceanos e mares recuarem expondo grandes extensões de terra, ligando ilhas e continentes entre si. A última glaciação ocorreu a mais ou menos 18.000 anos e atualmente estamos vivendo um período interglacial.

A última glaciação ocorreu há 18.000 anos e era denominada de Wisconsin: duas extensas capas de gelo (chamados de glaciares) cobriam grande parte da América do Norte.

No lado leste era chamado de Glaciar Laurenciano e o lado oeste de Glaciar da Cordilheira.

Essas geleiras ocuparam nos Estados Unidos as seguintes regiões:

Sul e norte da Pensilvânia, Ohio, Indiana, Illinois, até os domínios do estado de Nova Iorque.

No Canadá: toda o país até os domínios das geleiras da Groelândia.

Últimos 750 milhões de anos ocorreram oito glaciações.

No pleistoceno foram quatro glaciações, separadas por períodos interglaciais.

A última glaciação chamada de Wisconsin iniciou cerca de 70.000 anos.

Na região do estreito de Bering o mar baixou cerca de 100 metros, o que criou uma passagem de terra ligando a Rússia (extremo da Ásia) ao continente americano (na região do Alasca). Isso possibilitou a passagem do  homem de um continente para outro.



 A espécie humana que migrou é conhecida de hoje, o Homo Sapiens Sapiens. Os motivos da migração foram:

Busca de alimentos

Exploração de novas terras. 

Abaixo segue uma tabela com o nome da cada glaciação e seu período de ocorrência no planeta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...