domingo, 3 de março de 2013

O Meteoro na Rússia

No mês passado (15 de fevereiro) caiu um meteoro na região de Chelyabinsk na Russia causando a morte de uma pessoa, ferindo mais de mil e dando prejuízos de milhões de dólares.

De acordo com Herton Escobar em seu blog no Estadão, foi o maior meteoro a atingir a Terra em mais de um século, desde o evento de Tunguska, na Sibéria, em 1908, também na Rússia.

Ainda, de acordo com a reportagem no blog do Estadão:

"Pequenos asteroides e fragmentos de rocha e poeira espacial caem na Terra a todo momento – são eles que causam as chamadas “estrelas cadentes”, por exemplo. A grande maioria deles, porém, desintegra-se ainda na alta atmosfera. Dos poucos que chegam à superfície, a maioria cai no mar (que cobre 70% do planeta). E, dos poucos que caem em terra firme, menos ainda caem sobre áreas urbanas."

E para entender a diferença entre asteróide, meteoro e meteorito segue uma descrição também na mesma reportagem:

"Asteroides, meteoros e meteoritos são, essencialmente, a mesma coisa, chamada de nomes diferentes de acordo com o que acontece com ela. Um asteroide é um pedaço de rocha (que pode também conter metais como ferro e níquel) que gira em torno do Sol, como a Terra e os outros planetas fazem. A maior parte deles está concentrada num “cinturão” de asteroides entre Marte e Júpiter, mas suas órbitas podem ser desviadas, colocando-os em rota de colisão com outros objetos (entre eles, o nosso planeta). Quando um asteroide entra na órbita da Terra, ele é chamado de meteoro. Quando um fragmento de um meteoro é encontrado, ele é chamado de meteorito. Em resumo: um meteoro é um asteroide que entrou na atmosfera terrestre, e um meteorito é um pedaço de meteoro que chegou até o chão."

Fonte

Veja no mapa abaixo a localização da queda do corpo extra terrestre:


Fonte: G1


Logo abaixo você pode assistir a um video onde um cinegrafista amador registrou a hora exata da queda do meteoro no Rússia.


O video abaixo mostra o momento exato quando os fragmentos do meteoro destroi várias vidraças dos edifícios localizados no entorno da região onde ocorreu a queda.


Neste outro video câmeras internas capturaram os estragos no momento da queda do meteoro e seus respectivos fragmentos fazendo estragos em várias localidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...