quinta-feira, 7 de março de 2013

Paisagens transformadas pela ação do homem

Quando o homem atua na superficie do planeta Terra, alterando sua fisionomia para satisfazer suas necessidades está automaticamente mudando a paisagem. Quando o homem muda a paisagem do planeta isso significa uma mudança do estado natural para o estado humanizado ou cultural. Todo espaço onde o homem habita e se relaciona denominamos de espaço geográfico.

Os espaço geográfico pode ser uma cidade, ou vila, um complexo industrial, ou um conjunto de fazenda que forma o que chamamos de espaço agrário.

Os lugares onde a ação do homem não existe ou é praticamente mínima denominados espaço natural. Pode ser uma área desértica ou uma floresta intocada pelo homem, bem como regiões polares.

Segue abaixo algumas informações importantes, que vale a pena conferir para compreender melhor as ações humanas sobre o planeta e suas possíveis consequências:

Destuição da vegetação: o desmatamento provoca a redução da umidade do ar, dificultando a formação de chuva. Com a retirada da vegetação, o solo fica exposto à ação das águas e dos ventos.

Os animais que viviam na reigão desmatada têm de buscar alimentos e abrigo em outras áreas. Exemplos: O Cerrado e a Mata Atlântica.



Exploração do Solo: as atividades agrícolas consomem as riquezas do solo.

Vegetação original é derrubada.

Uma lavoura é plantada em seu lugar.

A paisagem é mudada radicalmente de natural a humanizada.

Se não tiver os devidos cuidados  o solo perde a suas riquezas minerais.

Uso incorreto de produtos químicos (fertilizantes e agrotóxicos).



A extração dos recursos minerais como o ferro, manganês, bauxita, carvão mineral dentre outros causam impactos que mudam bruscamente a paisagem.



O uso dos rios, oceanos e lagos: o represamento dos rios para gerar energia elétrica, para a irrigação de plantações. A construção de pondes, plataformas de exploração de petróleo sobre os oceanos também são exemplos das mudanças na paisagem.


4 comentários:

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...