domingo, 3 de março de 2013

Sistema agrário de floresta

O sistema agrário de floresta tem como características na atividade a derrubada, queimada, o plantio, colheita e o pousio porque apresenta-se como um ecossistema natural.

O homem através de instrumentos rústicos fazia a derrubada da mata para dar lugar a luz dos Sol, alcançando assim o solo, sendo que, dava-se preferência para as árvores não espessas.

Pelo fato da floresta ser bastante densa, ou seja, muito mineral na biomassa, o homem colocava fogo para a queima ou derrubada, produzindo fertilizantes para o solo. Este processo facilitava o desenvolvimento da planta. os fatores fundamentais para este desenvolvimento estão embutidos nos minerais, Sol e do gás carbônico que é essencial para a fotossíntese.

O sistema agrário de floresta tem como um das principais características o sistema de rotação de terras. Neste sistema, pelo fato da floresta possuir muita matéria orgânica, depois de um determinado tempo de trabalho, dois ou três anos, entrava-se no sistema de pousio, que significa descansar a terra, partindo então para outra área de floresta. Quando ocorria o aumento demográfico, os rendimentos de cultivo diminuiram e como alternativa havia a migração parcial, começando assim uma nova comunidade; outro fato dnetro deste contexto era o aumento da área de derrubada florestas por pessoa; ou então, iniciava-se a derrubada de árvores mais grossas que são outras propriedades de que não eram exploradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...