domingo, 3 de março de 2013

A organização do espaço geográfico no período feudal

Mesmo levando em consideração que o feudalismo e toda a sua conjuntura faz parte da história, dos registros em livros históricos por assim dizer, acho que vale a pena fazer um paralelo com a geografia. Em que sentido? na organização do espaço onde a sociedade feudal vivia e tinham suas relações sociais e a relação com o espaço como elemento de identidade.

Relembrando, o espaço geográfico é o espaço onde o homem habita e se relaciona. Pode ser uma cidade, ou vila, ou uma fazenda para o cultivo de alimentos ou criação de animais. Os complexos industriais bem como tudo aquilo que foi modificado pelo homem podemos entender como parte integrante do espaço geográfico.

"Feudalismo é um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos do homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados - os senhores - subordinados uns aos outros por uma hierarquia de vínculos de dependência domina uma massa campesina que explora a terra e lhes oferece com que viver."


A organização do servo, feudo e a aldeia

Servidão: existia o senhor feudal que possuía a terra (Feudo) mas o senhor tinha a propriedade limitada sobre o camponês (servidão). O servo pagava os tributos e as obrigações pessoais ao seu senhor. Este sistema era diferente da escravidão, porque o escravo era parte integrante da propriedade em qualquer lugar ou época. Podia acontecer de um senhor vender a terra para outro e a servidão apenas era transferida de um dono para outro. Mesmo assim o servo possuía sua porçao de terra para cultivar buscando sua subsistência, e para pagar suas obrigações ao seu senhor.



Feudo: região ou grande área onde o proprietário era o senhor feudal. O feudo era dividido em duas partes, o domínio, e as parcelas.

O domínio era uma grande área onde os servos trabalhavam, os chamados "dias de dádiva" para o senhor. Estas dádivas eram hortas de trabalho mais conhecidas como corvéia. Esta regiãoera onde ficava a residência do senhor juntamente com outros estabelecimentos de exploração agrícola e as casas dos servos que trabalhavam diretamente para ele.

As parcelas eram a outra parte do feudo que eram divididas entre os servos. Nessas terras o servos produziam para sua subsistência e também tiravam uma parcela (tributos) que eram destinados ao senhor feudal, além da corvéia que era o trabalho temporário.

Aldeia feudal: uma unidade básica que tinha a casa e o quintal (propriedade privada dos camponeses). Nesta área ou aldeia havia o quintal cercado onde o camponês tinha os recursos necessários a exploração.

Era nesta area que se formava a horta com várias plantas como legumes, fruteiras e etc.

Veja no desenho abaixo a organização do espaço geografico feudal



3 comentários:

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...