sexta-feira, 1 de março de 2013

Atividade Agrária, um breve histórico



A agricultura é uma das mais antigas atividades humanas. Passou por profundas transformações desde a Pre-história até hoje.

Antes do surgimento da agricultura, para o homem se alimentar e também manter a sua espécie (reprodução biológica) utilizava-se da coleta de frutos. Assim como a pesca e a caça a animais. A prática agrícola em comparação com a existência humana é bastante recente, cerca de 10.000 anos apenas, contra os 1.000.000 de anos do homem.

A agricultura foi o resultado de um processo longo, do estágio da caça para a coleta, no final do Neolítico, principalmente nas margens dos rios:

Nilo - Egito

Ganges - Índia

Tigre e Eufrates - Mesopotâmia

Yang-tse-Kiang - China

Com a agricultura começa a grande transformação no planeta Terra, dos grandes espaços naturais para os grandes espaços humanizados (geográficos).

Também o surgimento da agricultura não se deu de uma hora para outra, como num piscar de olhos, foi um processo longo, no qual não há etapas que permitam demonstrar onde terminou um determinado tipo de caça ou coleta e começou a atividade agrícola. Existem vários fatores que condicionaram o surgimento da agricultura, dentre elas são:

  • A situação em que os cereais começaram a ser componentes da dieta alimentar de uma determinada população, através do qual se selecionava certo tipo de alimento para o seu consumo. Com isso, surgem instrumentos próprios para a coleta, ou todo o trabalho em si da agricultura.


  • A sedentariedade, ligada também aos cereais que se adaptavam bem a terrenos aluviais ao longo dos rios (como exemplo desta prática os povos do Oriente Médio, onde foi o berço da agricultura) a aparição da agricultura foi possível através de uma economia sedentária de coleta intensiva. Alinhado dentro desse processo a caça ainda era o principal elemento da alimentação, alguns animais eram capturado vivos e aqueles aprisionados começaram a se reproduzir. Os instrumentos para o trabalho agrícola não foram desenvolvidos de forma imediata, foi um processo lento através de várias gerações.


Com o desenvolvimento dos instrumentos foi possível acelerar o processo da agricultura.


Portanto, a agricultura surgiu por vários fatores que somados ao longo do tempo, permitiu a passagem da caça e coleta para uma atividade agrícola.
 
A agricultura continua sendo praticada de maneiras diferentes, principalmente devido ao lugar e a época.
 
Com o progresso de novas técnicas modernas de plantio foi possivel:
 
Areas inóspitas puderam ser aproveitadas como em regiões desérticas de Israel e da Califónia nos EUA.
 
 
As commodities: é um termo em inglês referente as matérias-primas, ou produtos primários. Neste grupo encontram-se os gêneros agrícolas, minerais e até ambientais.
 
Commodities agrícolas: soja, suco de laranja congelado, trigo, algodão, borracha, café, etc.
 
Commodities minerais: minério de ferro, alumínio, petróleo, ouro, níquel, prata, etc.
 
Commodities ambientais: créditos de carbono
 
O Brasil é um dos grandes fornecedores de commodities no mundo, exportando desde alimentos, a minérios e nos ganhos ambientais vinculados aos créditos de carbono.
 
E uma outra atividade normalmente vinculada a agricultura está a PECUÁRIA, ou a criação de animais (normalmente para uso comercial). Através da pecuária se obtêm alimentos (leite, carne e ovos) ou matérias-primas (lã e peles) para a indústria.
 
 
 



Os principais rebanhos do mundo são o gado bovino, suíno e ovino.
  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...