quinta-feira, 7 de março de 2013

Toda solidariedade ao povo venezuelano

Segue abaixo um relato breve sobre o legado do presidente Hugo Chaves ao povo venezuelano e a todos os latino americanos que há anos lutam contra o imperialismo cruel do mundo capitalista, contra o preconceito, contra a manipulação da informação, da educação de péssima qualidade, contra a pobreza e acima de tudo, o direito a uma vida digna.

O relato é da  Dirlene Marques da FSMMG

Já estávamos esperando pela morte de Hugo Chavez. Sabemos que tudo foi feito para salvá-lo pois foi tratado pelo melhor sistema de saúde das Américas:  a cubana.
 Mas, isto não alivia nossa tristeza e o vazio gerado. Hugo Chavez venceu o preconceito das elites brancas, com trajes Armani, que tem no inglês a língua oficial e colocou para o mundo uma nova imagem de presidente: feições indígenas, vestindo roupas locais, comuns ou o traje militar recuperando sua historia, falando e fazendo politica para o povo. 
E, conseguiu colocar na ordem do dia a discussão sobre uma sociedade socialista. Só quem já foi na Venezuela para entender o orgulho do povo. Para entender que o povo assume e se sente responsável pelas mudanças. Nas ruas, nas praças, nos bares todos discutem a revolução  o socialismo. 
Em uma sociedade controlada há séculos por uma oligarquia que importava quase tudo, mantendo o povo com uma pobreza extrema e uma baixíssima organização social; no período da presidência de Hugo Chavez se instaura as bases da mudança. O povo se politiza e se organiza.
 A sociedade venezuelana, durante todo o tempo, foi chamada para se manifestar ( e, à exceçao da consulta sobre a reforma constitucional, as propostas defendidas por Chavez venceram as 14 consultas e eleições realizadas). Isto é fazer democracia. Nao é apenas de 4 em 4 anos ir as urnas para eleger quem depois não dá nenhum retorno. E, nao podemos esquecer que neste período, golpes financiados pelos organismos internacionais, foram tentados. 
Mas o povo na rua juntamente com as bases militares cumprindo a constituição, impediram a vitoria dos golpes. Por isto, mesmo com todo o apoio e a intervenção dos organismos internacionais e da imprensa conservadora, sabemos que o povo continuará na sua trajetória de mudanças, rumo a sociedade socialista. 


Hugo Chavez, presente! Hoje e sempre!
Todo Poder ao Povo Venezuelano.

Saudaçoes Revolucionarias
Dirlene Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...