quinta-feira, 4 de junho de 2020

O Conceito de Paisagem

Paisagem

Sexto Ano


No dia a dia você identifica elementos que compõem a paisagem onde mora. Se você vive na cidade, provavelmente percebe diversos tipos de construções, casas, prédios comerciais, viadutos, automóveis, praças, túneis, shopping centers, semáforos e etc.

Se você vive no campo, há elementos feitos pelas mãos humanas que existem também na cidade, como residências, prédios comerciais, casas, além do principal, áreas de cultivo, matas, córregos, rios, pastos, estradas dentre ouros elementos da paisagem.

Agora, paisagem é tudo aquilo nossa vista alcança; é o resultado tanto dos elementos da natureza como dos elementos humanizados (feito pelo homem).

A paisagem também é composta de cheiros, sons, calor e frio. Todas essas situações são partes da paisagem. Uma cidade possui cheiro, sons, característicos dela, assim como outra cidade também terá suas próprias características. Da mesma forma uma paisagem do campo, ou uma paisagem completamente natural. Enfim, cada paisagem é única, mas também nunca estática. Está sempre em transforação, seja pelas mãos humanas quanto pela própria ação da natureza.

Belo Horizonte, por exemplo, teve sua paisagem urbana transformada pela ação do tempo, através das mãos dos homens. A paisagem da capital mineira em 1920 não é a mesma em 2020. Casas, prédios, ruas e avenidas deram lugar a outras casas, prédios, ou viadutos, túneis e etc. A mesma situação se aplica à paisagem natural, onde a própria natureza se incumbe de modificar, seja pela ação das chuvas, dos ventos, terremotos, atividades vulcânicas como também pelo próprio homem. Um grupo de pessoas pode desmatar uma área de floresta e no lugar construir uma fazenda, casa, celeiro. A paisagem foi modifica!


Paisagem Natural: formada por elementos da própria natureza e que sofreu pouca ou nenhuma ação humana. São exemplos as árvores, rios, montanhas, florestas, desertos, regiões geladas do Ártico e da Antártica.

Exemplo de paisagem natural


Paisagem humanizada: também chamada de paisagem cultural, engloba todo o espaço geográfico construído pelo ser humano. São exemplos, as cidades, vilas, fazendas, plantações e toda espécia produzida pelo homem.

Exemplo de paisagem humanizada

Cidade da Filadélfia (EUA)

Espaço geográfico:

De acordo com o site Educação.uol;


Se fossemos consultar num dicionário a palavra espaço, constataríamos que há uma grande quantidade de significados. Para geografia o espaço são as paisagens, as relações que se estabelecem entre as pessoas (sociais, econômicas, políticas, etc.), as relações entre as pessoas e a natureza, e as próprias pessoas. Esse espaço é chamado de espaço geográfico.

Percebemos, assim, que a noção de espaço geográfico é mais ampla que a de paisagem. Ao pensarmos no espaço geográfico estamos pensando nos elementos e aspectos que existem nas paisagens, mas também nas diversas ações que as pessoas realizam nas paisagens. Essas ações correspondem aos variados tipos de atividades humanas: trabalho, estudo, lazer. Envolvem, portanto, relações econômicas, sociais e políticas. Trata-se de algo bastante dinâmico.


*:Anselmo Lazaro Branco é professor de Geografia e autor do livro "Geografia Geral e do Brasil - Ensino Médio".


https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...