sexta-feira, 5 de junho de 2020

Território Brasileiro e Povoamento

Entendendo alguns conceitos...

Oitavo Ano


Migrante: O termo migrante se refere a toda pessoa que muda seu lugar de residência para outro por um tempo indeterminado. Em geral, o migrante tenta buscar um novo lugar de convivência por onde as possibilidades de trabalho e o social sejam mais satisfatórios do que lugar que vivia anteriormente.
Imigrante: Pessoa que habita e possui residência fixa (legal ou ilegal) num país estrangeiro. Diz-se da pessoa que se estabelece ou se encontra estabelecida num país estrangeiro; que imigra ou imigrou.
Normalmente, os movimentos que envolvem muitas pessoas estão relacionados a fatores de expulsão populacional, como conflitos, guerras, perseguições religiosas, étnicas e devido à questões de ordem naturais/ambientais, climas extremos, calor, frio, terremotos, vulcanismos e outros fenômenos com essas características.
Esses deslocamentos são chamados de êxodo. Como exemplo, podemos citar as migrações dos brasileiros do Nordeste para o Sudeste do país. Pessoas que viviam no campo e mudaram para as cidades. Esse é o êxodo rural.
No contexto do Brasil, na sua formação como país, vários povos vieram para cá, portugueses, holandeses, africanos e asiáticos. E aqui, já habitavam milhões de povos indígenas, presentes na América há milhares de anos.
Entre os séculos XV e XVIII os europeus se lançaram ao mar em busca de novas terras e de rotas para a Ásia. Esse período ficou conhecido como a Era dos Descobrimentos.
Nesse período, Portugal chegou à Ilha da Madeira e Açores tentando abrir caminho para a Índia em 1498. A Espanha, entre 1492 e 1502 promoveu expedições de Cristóvão Colombo para as Américas. As expedições marítimas dos europeus continuaram até o final do século XIX e início do século XX para várias regiões do mundo, inclusive para o Ártico e Antártica.
Para entender melhor os povos que ocuparam o território do Brasil, só clicar no link https://drive.google.com/file/d/1KRv2IJiNNcwe7rFXiyVsurjKAt3VgqYd/view (Plano de Estudo Tutorado – PET), página 55 a 56.
Assistir os dois vídeos do Youtube clicando nos links do final da página 56 e responder as atividades logo abaixo da página 57 e 58.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os ciclos econômicos do Brasil

Os ciclos econômicos do Brasil Sétimo ano Diversos ciclos econômicos passara pelo Brasil, desde o período do descobrimento,...